Menu

MORENO: LOCAL HISTÓRICO ABANDONADO CAUSA INSATISFAÇÃO NA POPULAÇÃO 

21 DEZ 2017
21 de Dezembro de 2017
A população morenense vem se manifestando nas redes sociais, em relação à antiga estação de trem, localizada no centro da cidade do Moreno. O prédio já entrou para história da cidade e muitas polêmicas em relação a seu destino.

Alguns dizem que será um espaço cultural, outros que será a sede da Policia Militar, junto a Policia Civil e a outras, apenas lamentam que um espaço tão bom e uma estrutura histórica fique esquecida.

“Brinquei durantes anos nesta estação. Esperar os trens passarem era uma verdadeira atração para gente.” conta Alberto Leonardo.

“Não cheguei a vê os trens. Mas, sempre ouvi histórias deste lugar e fotos dos meus pais. Deveriam rever e investir neste lugar. Pena só falarem dele em época de eleição.” Natália Santos.

Em nenhum momento a prefeitura pronunciou sobre as manifestações populares nas redes sociais. Assim como a população, a morenoPE aguarda um posicionamento do Governo Municipal. 

HISTORIA DA ESTAÇÃO DE TREM MORENO 
A estação de Morenos foi inaugurada em 1885. Inicialmente, a estação seria instalada em terras do Engenho Morenos, porém, a pedido do Barão de Morenos ela foi implantada em terras de um outro engenho de sua propriedade, o Engenho Catende. Crescendo com a ferrovia e com a instalação posterior de um cotonifício, a vila tornou-se município em 1929, separando-se de Jaboatão. O prédio da estação está em processo de tombamento pelo Estado de Pernambuco em 2011.
Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960




 
 
Fotos: Acervo Luiz Ruben F. de A. Bonfim (2002)

Voltar

Clique aqui para editar.