Menu

MURO DO CEMITÉRIO PÚBLICO DO MORENO PODE CAIR

06 MAR 2018
06 de Março de 2018

Não faz muito tempo o SITE morenope.com publicou uma matéria sobre a desorganização e abandono do cemitério público Morada Verdes Colinas. Na ocasião, a assessoria de comunicação do órgão, informou que seria usado os recursos do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal) para ampliação e integração nas áreas já existentes, preservando a leitura urbana local. 

Entretanto, após oito meses percebemos um quadro bem diferente e preocupante. Durante uma inspeção foram registrados danos estruturais no muro do entorno do cemitério. Ainda durante a vistoria, foi constatado vários trincas e descalçamento da fundação do muro. Tudo devido problemas antigos, como a drenagem das águas pluviais, ou seja, um escoamento que vem tanto da Rua Líbia quanto do orifício de saída das águas do cemitério. Havendo assim o desgaste da base, expondo o local e levando parte do muro a ceder. 

Segundo o laudo do Eng. Civil Fábio Rogério Xavier, desde que a defasagem no sistema de drenagem de águas pluviais seja solucionada, poderão ser mitigados e extintos os problemas encontrados na atualidade. E a recomendação é que a recuperação da fundação do muro com a utilização de graute de 50MPa e impermeabilização de toda a base a fim de evitar a reincidência da patologia;Tratamento da trinca existente com a remoção do revestimento, inserção de tela de aço na direção transversal e grauteamento; Ampliação do orifício de saída das águas pluviais do cemitério para 200mm com instalação de tubo PVC, uma vez que a abertura existente não atende a demanda de vazão;
Mais uma vez, deixamos o espaço aberto para que a prefeitura se pronuncie diante dos fatos. 
 Reportagem: morenope.com 
Voltar

Clique aqui para editar.